Cia. Todos Amando Pela Arte agita circuito Grito Rock e Grito EnCena na região

06/03/2012 16:16

Cia. Todos Amando Pela Arte agita circuito Grito Rock e Grito EnCena na região.

 

 

O primeiro dia do Grito Rock Araraquara vai começar não com o estilo musical, mas sim com a atitude rock n’ roll. Na quinta-feira, dia 08, no Espaço Solária (Rua Voluntários da Pátria, 3238), às 20h, o público vai curtir o Cabaré!

É também a primeira edição desse formato de evento, com várias apresentações curtas de artes cênicas, dança e circo seguidas no clima dos Cabarés antigos, muito arte, vinhozinho… à là Belle Époque francesa, ulalá!

A idéia é criar um espaço onde artistas e público possam desfrutar dessa miscelânea artística, tanto para mostrar seus trabalhos, quanto para curtir como espectador, confortavelmente nos pufs e cadeiras do Solária, um lugar lindo, diga-se de passagem.

Nessa primeira edição teremos, além dos artistas da cidade,  2 atrações convidadas, o malabarista Mamute (Ribeirão Preto/SP) e os vizinhos do T.A.P.A. (Todos Amando Pela Arte), de Taquaritinga/SP. Fizemos uma entrevista com cada um deles e vamos postar aqui para vocês a entrevista do grupo T.A.P.A.

 

 

Cabaré – que varieté! Entrevista com grupo T.A.P.A.

 

Qual a  expectativa do grupo para Grito Rock Araraquara?

A nossa expectativa é a melhor possível, afinal este evento é de tamanha importância para o nosso crescimento pessoal e profissional, sem falar que é sempre bom poder pisar em palcos desta cidade maravilhosa que é Araraquara. A nossa Cia. teatral sempre foi bem recepcionada por todos e este convite para o Grito Encena caiu de paraquedas, em um momento em que a Cia. estava se reestruturando e se dedicando em especial a este trabalho.

O grupo circulará por outros Gritos Rock?

Sim, estaremos nos apresentando em Serrana no próximo dia 4 de março e no dia 11 deste mesmo mês em Bauru eTaquaritinga.

O que acha da proposta da campanha #GritoEnCena?

Achamos uma proposta bem produtiva e de suma importância para o conhecimento de todos os envolvidos. Esta proposta de dedicar um dia na cidade para as artes em geral, mas de forma especial o teatro, e fazer toda esta ligação entre todos os meios de arte é uma forma de trazer e reconstruir o público para a cultura local, visando que esta infelizmente se encontra cada vez mais escassa em nossa região.


Como o grupo foi criado?

Fundado em Fevereiro de 2007, sob a direção do ator e diretor  Lynno Fernandes, o Grupo Todos Amando Pela Arte (T.A.P.A.), se preparava para a encenação da peça Maria’s, que teve a sua estréia no dia 26 de Julho de 2008, para um público pagante de aproximadamente 350 pessoas.

O pedido de bis foi intenso, que o Grupo T.A.P.A. se reapresentou no dia 12 de Setembro do mesmo ano, na mesma cidade, seguindo assim na semana seguinte para a cidade de Monte Alto – SP, para duas apresentações, uma na abertura da semana do idoso e outra no dia 27 do mesmo mês. A repercussão foi muito boa e fizera com que o Grupo T.A.P.A. fosse convidado para apresentar a peça Maria’s centésimo aniversário da Arthur Lundgren Tecidos S/A conhecida como Loja Pernambucanas, no dia 16 de Novembro do mesmo ano.

No dia 16 de Maio de 2009, a peça foi apresentada com uma nova roupagem e também novos atores na Cidade de Taquaritinga – SP, onde fizeram a gravação do DVD , e anunciaram publicamente que iriam participar da Seletiva do Mapa Cultural Paulista que ocorreu nos dias 09 e 10 de Junho do mesmo ano, onde foram classificados para a Fase Regional, que aconteceu no dia 27 de Setembro. Em Outubro, no dia 17, foram convidados a participarem da 1º Mostra Teatral da cidade de Gavião Peixoto, e em Novembro, da II Mostra Teatral na cidade de Nova Europa.

Em 11 de Junho a peça foi apresentada na cidade de Jaboticabal – SP, em comemoração aos 15 anos da Escola de Arte Municipal “Francisco Belingieri Marino”.

No mês de julho de 2010, o diretor Lynno Fernandes inscreveu o Grupo Todos Amando Pela Arte no XI FACE – Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete – MG, onde representaram a cidade de Taquaritinga – SP, e tiveram uma aceitação positiva, onde uma de nossas atrizes ganhou a indicação ao prêmio de Atriz Coadjuvante na categoria Nacional.

Em Fevereiro de 2011, Lynno Fernandes se viu na necessidade de estruturar o legalmente o Grupo, onde se criou uma Associação denominada ACATT (Associação Cultural dos Atores de Teatro de Taquaritinga), que transformou o antigo Grupo em Cia. Todos Amando Pela Arte.

No mês de Março de 2011, a Cia. Teatral Todos Amando Pela Arte, por intermédio de seu Diretor Geral, se inscreveu no Projeto Ademar Guerra, criado em 1997 pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior e litoral do Estado de São Paulo. Essa ação se dá por meio da contratação de artistas-orientadores para atuarem junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e/ou montagem de espetáculos, onde passaram a receber a orientação da atriz Lucélia Machiavelli, formada pela EAD – Escola de Artes Dramáticas / USP – SP, vencedora do prêmio Coca-Cola de Cinema, conhecida por trabalhar em telenovelas como “O Rei do Gado” TV Globo, “Marissol” TV SBT, “Meu pé de Laranja Lima” dentre outras.

Em Maio de 2011 participaram da seletiva da Fase Municipal do Mapa Cultural Paulista, onde foram Classificados para a Fase Regional que ocorreu no dia 18 de setembro de 2011, onde ganharam os Prêmios de Atriz Revelação da Edição 2011 do Mapa Cultural Paulista para a atriz Bruna Gomes e o Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante da Edição 2011 do Mapa Cultural Paulista para o ator Lynno Fernandes.

 

 

O que vocês acham da cena em sua cidade?

Taquaritinga é uma cidade que anda crescendo muito no cenário artístico, em especial na questão da dança em geral. O teatro aos poucos vem conquistando o seu espaço, trabalhando sempre na hipótese e na ideia de que educando as crianças para um lado cultural conseguiremos aos poucos resgatar o público perdido ao longo dos tempos. Com isso, sempre procuramos fazer trabalhos de qualidade e que possa ser agradável a todos os públicos. Em vista do que era já melhorou demais… E a tendência é só melhorar cada vez mais…


Falem um pouco sobre o espetáculo que apresentarão no Cabaré.

Quem Casa Quer Casa é do grande “Molière” Martins Pena, um grande autor brasileiro, que é consagrado por escrever roteiros de costumes familiares e todos ligados à comédia. A nossa realidade (A realidade do público) é bem parecida com os conflitos vividos em Quem Casa Quer Casa, onde todos vivem sempre a brigarem e neste conflito os expectadores acabam por se identificar e de uma forma cômica se vêem dentro da história. Fabiana casada com Nicolau, mãe de Olaia e Sabino se vê em desespero ao ter debaixo do mesmo teto a nora Paulina e o genro Eduardo. As confusões do dia a dia a deixam louca e de cabelo em pé. Tudo se resolve quando Sr. Anselmo Gomes vai visitá-los. Vale muito a pena conferir…